sábado, 24 de abril de 2010

Cognição social infantil


Antes mesmo de nos comunicarmos por palavras ou balbuciarmos os esperados "mama" e "papa", nos comunicarmos por gestos e expressões, possibilitando uma troca de informações. A isso chamamos de cognição social infantil, no qual estão presentes a habilidade para compreender outras pessoas, abrangendo o conjunto de capacidades perceptivas que habilita o bebê a discriminar pessoas de objetos. Abrange também o contato visual, movimentos do corpo, tom de voz e expressões faciais, que auxiliam o bebê na interpretação de comportamentos do outro.
Esses habilidades basicas podem ser evidenciados desde as interações face a face mãe-bebê nos primeiros meses e até nos primeiros dias de vida. Elas são consideradas fundamentais para desenvolver formas mais complexas de habilidades sociocognitivas, tais como interpretar os comportamentos dos outros e utilizar uma comunicação simbólica.
Por isso mamãe e papai, olho no olho, é tão importante.
Deixe bem claro o que está dizendo, demosntre e confirme as palavras com expressões faciais, tom de voz e gestos. E não se esqueça que nossos bebês vão repetir a nossa maneira de se comunicar...portanto, ensine com amor e carinho


Contribuições da habilidade de atenção conjunta para a cognição social infantil.ISSN 1413-7372