quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DESENVOLVIMENTO INFANTIL


É na infância em que o cérebro está mais flexível e mais cheio de energia que nunca! Ele faz conexões e se desenvolve na velocidade proporcional à quantidade de estímulos que recebe...
Durante o período pré-natal (antes do bebê nascer) 250 mil células novas são criadas a cada minuto, formando 1,8 milhões de conexões por segundo, porém, a metade delas vão morrer, permanecendo apenas as reforçadas pelo uso .
A partir do nascimento, o desenvolvimento e crescimento é rápido, nesse momento a participação dos pais, educadores e profissionais capacitados são fundamentais para contribuir na estimulação do desenvolvimento do potencial neurológico das crianças.
Os lobos frontais são formados entre o 6 mês e 1 ano, desencadeando o desenvolvimento de emoções, planejamento, memória e atenção. Aos 18 meses com a melhora da integração entre os lobos parietais e pré-frontais o senso de si mesmo começa a aparecer. A idéia de que a outra pessoa possui mente própria e por isso podem sentir ou pensar diferente, torna-se visível apenas entre 3 a 4 anos.
Pais super protetores ou negligentes podem alterar a o cérebro de seus filhos para sempre.
Aos 6 anos a criança atingiu 95% do seu cérebro da fase adulta. Nessa fase a criança começa a utilizar lógica e entender seus próprios processos de pensamento. O cérebro continua a crescer ate o ápice de produção de massa cinzenta, as meninas ate os 11 anos e os meninos ate os 14.
Fatores como estímulos na medida certa (nem muito, nem pouco), os jogos e brincadeiras mais adequados para a idade, um ambiente favorável , somado ao fator principal: atenção e carinho dos pais, é que vão transformar os pequenos de hoje no adultos independentes e felizes de amanhã.
Revista Mente e Cerebro n 167
Fernanda Cândido F. Monteiro